As contribuições do profissional de RH para as empresas

Em 3 de junho é comemorado o Dia do Profissional de Recursos Humanos, os nossos RHs, como são conhecidos. O profissional de RH é alguém que acredita que os funcionários são os ativos mais valiosos da organização e seu objetivo vai além de preencher as vagas disponíveis. É aquele que vê o potencial nos funcionários ajudando em sua evolução, organizando programas de treinamento e desenvolvimento (T&D) eficazes e acompanhando o seu desempenho ao longo de suas carreiras.

Nenhuma empresa pode ter sucesso se os seus profissionais não forem produtivos e alinhados com as metas e a cultura da organização. A aprendizagem e o desenvolvimento dos colaboradores são vitais para a melhoria do seu desempenho, bem como para a sua retenção e qualidade do ambiente de trabalho. Quando os funcionários sentem que receberam treinamento e suporte adequados, é mais provável que permaneçam leais à organização e tenham maior satisfação no trabalho. O desenvolvimento de recursos humanos também fornece os meios para identificar e preparar os funcionários para a formação de lideranças.

Confira algumas contribuições do profissional de RH para estruturar um Programa de T&D de sucesso:

  • Construir uma conexão pessoal com os colaboradores: reconhecer as necessidades individuais dos colaboradores, discutindo os desafios que eles enfrentam regularmente em seu local de trabalho faz com se sintam mais valorizados e motivados e que o seu desenvolvimento seja mais efetivo. Essa conexão também é importante para o acompanhamento de carreira na formação de lideranças.
  • Orientar os novos funcionários: o onboarding é uma etapa crítica que envolve familiarizar os novos colaboradores com a cultura da empresa, os objetivos, bem como as expectativas da organização em relação profissionais, assim como o que os funcionários esperam da empresa.
  • Promover treinamento contínuo: o papel do RH é garantir que os funcionários recebam treinamento regularmente para aprimorar suas habilidades e a qualidade do trabalho. Há uma série de atividades que promovem o aprendizado e o desenvolvimento contínuos, incluindo reuniões individuais regulares, seminários, pesquisas, avaliações comportamentais, entre outras.
  • Garantir engajamento e eficiência com conteúdo de qualidade: uma das responsabilidades mais importantes do RH é garantir que o programa de treinamento e desenvolvimento dos funcionários seja útil e qualitativo. Uma programação interativa, onde os colaboradores possam expor suas opiniões e tirar dúvidas, facilita o envolvimento no processo de aprendizagem e retenção do conteúdo.

 

Dicas para treinamento e desenvolvimento interno

A plataforma internacional que reúne especialistas em recursos humanos The Balance Careers dá algumas dicas de formatos criativos para T&D que podem ser desenvolvidos internamente como promover clubes do livro no trabalho, estabelecer atribuições desafiadoras com times formados por profissionais de diferentes áreas, viagens de campo, entre outras. Muitas opções podem ser identificadas por meio do processo de planejamento de gestão de desempenho.

Uma maneira de oferecer sessões de desenvolvimento interno é fazer com que um facilitador que esteja sintonizado com a cultura da organização se reúna com os funcionários em grupo uma vez por semana para uma sessão de treinamento de duas horas. A chave para sessões de treinamento bem-sucedidas é que os participantes não fiquem sobrecarregados com informações e tenham a oportunidade de praticar o que aprenderam. Eles também têm a chance de discutir as lições que aplicaram no local de trabalho e o que funcionou para eles durante a próxima sessão de treinamento.

Fontes de conteúdos para aprimoramento e atualização

 

Os profissionais de RH também podem buscar aprimoramento em gestão de pessoas com palestras, pesquisas e cursos on-line, muitos destes conteúdos disponibilizados de forma gratuita, por entidades como a FGV, a Endeavor, Sebrae e a ABRH.

 

Concluindo, contar com um quadro de profissionais altamente treinado com funcionários que se destacam e evoluem, reflete diretamente no desempenho de toda a empresa. Dessa forma, com um programa bem-sucedido de treinamento e desenvolvimento, o RH também garante a melhoria da eficácia de uma organização, ajudando-a a atingir seus objetivos.

A homenagem e reconhecimento da Maná do Brasil aos profissionais de RH por sua contribuição no desenvolvimento e no cuidado com o bem-estar dos trabalhadores das organizações.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn