fbpx

Como fazer escolhas saudáveis lendo os rótulos

Os rótulos dos alimentos são a principal fonte de informação dos produtos embalados para o consumidor e a forma mais eficiente de saber o que estamos ingerindo no produto comercializado. Através de obrigatoriedade de legislações, os rótulos precisam conter dados de venda do produto, local de fabricação, lote e prazo de validade, quantidade, informações nutricionais e específicas e também a lista de ingredientes que compõem todo o produto.

Neste conteúdo daremos ênfase na lista de ingredientes.

A lista de ingredientes é uma informação obrigatória, exceto para produtos de ingredientes únicos como o açúcar. Devem estar disponíveis em todos os rótulos de forma clara e visível. Mas você sabe como entender e interpretar a leitura desses ingredientes?

Todas as listas de ingredientes são apresentadas de forma decrescente, ou seja, o primeiro item da lista é o que mais tem na composição do produto, seguida pelo segundo maior até o seu último ingrediente, que por sua vez é o que menos tem em todo o produto embalado.

É muito importante entender essa ordem, pois ajuda na escolha de produtos mais saudáveis e opções alimentares adequadas. De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, devemos priorizar alimentos naturais no nosso cardápio diário, alimentos esses que não sofreram nenhum processo ou pouco processo industrial na sua fabricação. Diante disso, realizando a leitura do rótulo, você poderá escolher qual marca/composição é mais adequada para sua escolha alimentar.

 

Com base na explicação acima, vamos analisar dois rótulos diferentes de chocolate em pó:

Marca 1: cacau em pó solúvel, açúcar e aromatizante.

Marca 2: açúcar, cacau em pó, maltodextrina, minerais (…), vitaminas (…), emulsificante.

 

Qual marca você escolheria priorizando uma alimentação mais saudável?

Podemos ver nesse exemplo que a marca 1 possui mais cacau em pó do que a marca 2, onde o principal ingrediente é o açúcar; sendo assim, a marca 1 se torna mais saudável por possuir menos açúcar refinado na sua composição total.

A marca 2 além de apresentar o açúcar como primeiro ingrediente, traz mais ingredientes utilizados apenas em indústrias e que devem ser evitados ou excluídos do cardápio, os chamados alimentos ultraprocessados.

Por isso se faz tão iCmportante saber realizar a leitura de rótulos. Conhecendo o produto que se come, as escolhas alimentares serão mais claras e saudáveis.

Dica especial da Nutri

  • No rótulo, a quantidade de ingredientes é informada de forma decrescente, ou seja, maior quantidade para menor quantidade.
  • Açúcar, sal e gorduras podem aparecer disfarçadamente na lista de ingredientes como xaropes, glutamato e gordura vegetal hidrogenada
  • A lista de ingredientes que apresentam itens que não são facilmente encontrados no comércio (emulsificantes, corantes, espessantes), são chamados alimentos ultraprocessados e devem ser evitados e/ou excluídos da dieta.

 

Allana Melany Grah Scheliga

Nutricionista – CRN 10220

 

Facebook
Twitter
LinkedIn