PANC é a sigla utilizada para Plantas Alimentícias Não Convencionais, sendo espécies comestíveis de plantas ou partes delas que podem ser consumidas mas que não fazem parte do hábito alimentar.
O nome pode parecer estranho à primeira vista, mas esses alimentos nada mais são que plantas comestíveis que surgem de forma espontânea pelo Brasil afora, muitas vezes confundidas com ervas daninhas e/ou descartadas como a folha do chuchu e da batata-doce por exemplo.
Mas é necessário cuidado: Comer PANC não significa sair colhendo toda plantinha que surgir no caminho, ou seja, é preciso saber se elas podem realmente ser consumidas, realizando a identificação da espécie.
Se você cozinha e já se arriscou com alimentos diferentes, deve conhecer espécies como ora-pro-nóbis, taioba, bertalha, peixinho da horta e flores como amor-perfeito dentre outras plantas que estão entrando no circuito de quem procura diversificar a alimentação. Todas elas são exemplos comuns de PANC — abreviação que reúne basicamente tudo que a natureza produz e você pode comer, mas não come.
Falando um pouco sobre Ora-Pro-Nóbis
Em tempos de Brasil colônia, o ora-pro-nóbis, frequentava as mesas do estado de Minas Gerais. Nos últimos anos sua fama se espalhou, inclusive pelos benefícios para a saúde.
Ajuda a evitar o envelhecimento precoce da pele e das células, é aliada do bom funcionamento do intestino, além disso ajuda a manter e a ganhar massa magra e o melhor: é de fácil cultivo, propagação e resistente a mudanças climáticas. Para cultivar em casa, é necessário um espaço com luz solar.
Alguns benefícios:
– Saúde intestinal em dia: Ela é rica em fibras insolúveis onde cada 100 gramas da folha in natura contêm 4,88g de fibra. A ingestão de fibras atrelada ao consumo diário de água, ajuda a regularizar o organismo para um transito intestinal mais saudável.
– Potencial anti-inflamatório e antioxidante: O chá feito a partir das folhas de ora-pro-nóbis tem função depurativa, sendo indicado para auxiliar em problemas inflamatórios como cistites e úlceras.
– Elevados teores de cálcio, ferro e ácido fólico: auxiliam na fortificação de dietas, sendo uma estratégia de segurança alimentar e nutricional em comunidades menos assistidas.
A ora-pro-nóbis pode ser uma das grandes soluções para a alimentação orgânica, pois não precisa de grandes plantações e não requer grande quantidade de água. Além disso, pode ser um alimento muito saboroso e rico para incluir no dia a dia.
Esta receita de bolo é uma forma criativa para inserir a ora-pro-nóbis na sua alimentação:
Ingredientes
2 xícaras de farinha de trigo com fermento
1 xícara de açúcar
2 ovos
2 xícaras de ora-pro-nóbis picado
1/2 copo de óleo
1 xícara de leite
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes em um liquidificador. Bata até incorporar e obter uma mistura uniforme;
Transfira a massa para uma forma untada e enfarinhada. Por cima, coloque mais um pouco de ora-pro-nóbis picado;
Leve ao forno preaquecido a 180 graus até assar e ficar douradinho. Já pode servir!
A Maná do Brasil está atenta a alimentação saudável e oferece frequentemente esta PANC em seu cardápio.
Entre em contato com nossos consultores através do WhatsApp clicando aqui e ofereça alimentação de qualidade para seus colaboradores.